FAETEC Inscrições 2017: Fazer Inscrição nos Cursos Faetec

O processo seletivo ou também conhecido como inscrições FAETEC 2017 acontece sempre no início do ano, no entanto mais vagas são abertas durante a cada cerca de 2 meses. A concorrência é grande.

A Fundação de Apoio à Escola Técnica – FAETEC –, vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, foi inaugurada em 1997. Sua sede administrativa fica em Quintino Bocaiuva, na capital fluminense; a rede, com mais de 130 unidades, atende a 300 mil alunos por ano.



FAETEC Inscrições 2017

faetec rio de janeiro

A FAETEC RJ mantém cursos regulares de educação infantil, fundamental, de nível médio (técnico em diversas especialidades, como Edificações, Eletromecânica, Eletrônica, Eletrotécnica, Mecânica e Telecomunicações), superior e de capacitação profissional para jovens e adultos.

Publicidade

No último processo seletivo 2017, foram oferecidas 90 mil oportunidades; mais de 900 vagas apenas no Centro Vocacional Tecnológico, em Valença, que mantém cursos de hidráulica, instalação predial, inglês e informática, entre outros. As vagas são destinadas à profissionalização de jovens, especialmente os moradores de comunidades carentes.

Em 2016, a Escola Técnica de Volta Redonda abriu 125 vagas de qualificação. Em Austin, Nova Iguaçu, o centro conta com 700 oportunidades de profissionalização nas áreas de moda, construção civil e informática. Em todo o Estado, a FAETEC disponibiliza também 22 mil oportunidades em cursos artístico-culturais e desportivos.

inscrições faetec rj

Conheça alguns cursos da Faetec oferecidos para quem deseja realizar inscrições ainda esse ano de 2016, são diversas áreas para se profissionalizar, confira:

Publicidade
  • Enfermagem e Patologia Clínica;
  • Hotelaria;
  • Cabeleireiro;
  • Moda;
  • Construção Civil;
  • Gestão Ambiental;
  • Tecnologia em Sistemas de Informação;
  • Design Gráfico;
  • Propaganda e Marketing;
  • Administração;
  • Contabilidade;
  • Inglês;
  • Informática.

Para conhecer outros cursos oferecidos esse ano, acesse: Cursos FAETEC – Cursos, Unidades e Inscrições 2017

Como participar dos cursos gratuitos Faetec

É preciso acompanhar sempre o site da FAETECwww.faetec.rj.gov.br. A aba “inscrições para os cursos de qualificação profissional” mostra os prazos e pré-requisitos para os cursos de educação inicial e continuada, técnicos e de nível superior.

O preenchimento de todas as vagas é feito através de sorteio. As inscrições Faetec 2016 são gratuitas e devem ser feitas obrigatoriamente no site da instituição. Para os candidatos que não têm acesso à internet, a fundação disponibiliza polos de inclusão digital em diversas de suas unidades, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Cada candidato pode se inscrever para dois cursos, sendo que ao menos um deles necessariamente deve ser de idiomas ou informática. A FAETEC faz o controle das inscrições através do número do CPF (portanto, é necessária a inscrição da Receita Federal; a fundação não aceita inscrições com o CPF dos pais ou responsáveis).

O sorteio é público e os candidatos podem acompanhar a sua realização no Campus Quintino da FAETEC, no Teatro Abdias Nascimento. Os resultados são divulgados no site, de acordo com o calendário apresentado no edital de abertura das inscrições, mas a fundação não entra em contato por e-mail, SMS ou carta, para convocar para a matrícula.

A fundação oferece cursos universitários: normal superior, pedagogia e também graduações tecnológicas. Os institutos superiores de educação estão sediados no Rio de Janeiro, Bom de Jesus de Itabapoana, Paracambi, Duque de Caxias, Itaperuna, Santo Antônio de Pádua, Três Rios e Petrópolis. A seleção é feita através do SiSU (Sistema de Seleção Unificada), coordenado pelo Ministério da Educação (MEC).

A FAETEC também oferece cursos de música – banda, orquestra e coral. Para participar, além do sorteio das vagas, os candidatos são submetidos a provas que incluem leitura de partitura e habilitação técnica do desempenho com o instrumento musical.

Publicidade

Os interessados podem ampliar suas competências em guitarra, flauta, violino, contrabaixo elétrico ou acústico, viola, violoncelo, piano, trombone, tuba, bombardino, trompa, clarineta, trompete, bateria, teclado, percussão e canto.


23 comentários em “FAETEC Inscrições 2017: Fazer Inscrição nos Cursos Faetec

  1. Bom Dia gostaria muito de me escrever no curso de enfermagem tem como me passarem poe mail como faço para a inscrição, e se ainda tem vaga já agradeço pela atenção.

  2. gostaria muito de ganhar uma bolsa de vaga de tecnica de enfemargem, ha muito tempo que to tentando conseguir essa chance so que eu nao tive essa opotunidade… porfavor entre conctato comigo, irei ser muita grata por resto da minha vida…. obrigada

  3. Gostaria de matricular meu filho no ensino médio mas não consigo fazer a inscrição pelo site, podem me ajudar por gentileza, desde já grata, atenciosamente, Aridelmar

  4. Bem eu queria muito fazer o curso de Enfermagem porque é o meu Sonho ser enfermeira pode ajudar as pessoas porque eu sou assim adoro ajudar as pessoas e fazer o bem. Porfavor eu queria muito ganhar esse sorteio pra mim pode realizar o meu sonho é também eu consigo fazer esse curso que é grátis já vai ajudar muito porque meus pais não tem condições pra pagar esse curso pra mim. Muito obrigado ser eu ganhar esse curso vou ficar muito grata. Mais eu queria saber ser menores de 15 anos pode fazer esse curso

  5. Gostaria de saber se tem idade limite e comprovação de baixa renda para participar dos cursos gratuitos. Gostaria de fazer o curso de maquiagem .

  6. quero uma nova oportunidade em minha vida.De cursos que podem me dar um poder de crescimento e segurança na minha vida profissional . eu tenho sonhos, e quem sabe a FAETEC possa me proporcionar esta oportunidade? Sou vencedor, porque a porta que Deus abre, ninguém fecha.

  7. Por favor ajude-me! Fui aluno da faetec nos anos de 2007 á 2008, fazia o pós-médio no turno da noite. Mas como eu não sei, falaram que eu fiquei devendo matéria. Por motivos pessoais fiquei afastado do estabelecimento alguns anos, perdendo assim o direito de pagar as mesma sem ter que prestar concurso publico. Sei que tem outro concurso aberto, mas não consigo me escrever. Assim peço ajuda á quem possa me socorrer
    Atenciosamente aguardo ajuda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *